segunda-feira, outubro 08, 2007

Este fim-de-semana estivemos...

...em S. Mamede de Ribatua:

é uma freguesia portuguesa do concelho de Alijó, com 20,27 km² de área e 905 habitantes (2001). Densidade: 44,6 hab/km².

Foi vila e sede de concelho entre 1162 e o início do século XIX. Era constituído apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 1 200 habitantes.

S. Mamede de Ribatua, pertence ao concelho e comarca da vila de Alijó e ao distrito de Vila Real. Localiza-se a 400 metros de altitude e mergulha seus pés nas águas dos Rios Tua e Douro. Confina igualmente com as laboriosas povoações do Castedo, Alijó, Carlão, Amieiro, e a anexa localidade de Safres, plantada a cerca de três quilómetros da sede da freguesia e unida a esta por uma modesta estrada de cenário fabuloso.

Povoação de miradouros ímpares e paisagens plurais. Freguesia essencialmente agrícola, a sua actividade incide particularmente na cultura de vinho generoso (Porto), azeite, citrinos e produtos hortícolas para consumo próprio. Poucos são os residentes que não vivem da obsoleta e ainda muito pouco mecanizada agricultura, facto que desviou os mais jovens para as grandes cidades à procura de uma forma de vida mais favorável. A freguesia é atravessada pelo ribeiro que quando as suas águas eram cristalinas ofereciam nas tardes de verão, longas horas de utilidade, divertimento e higiene. Hoje, é igualmente preciso porque serve de rega a todo o género de culturas.



Tem realmente umas paisagens fenomenais, e as pessoas são fantásticas!!!

Sem comentários: