segunda-feira, maio 07, 2007

Consulta no Pediatra

Iniciamos a consulta a falar dos hábitos alimentares à data. Passei-lhe a descrever a rotina alimentar. Ela diz que não há qualquer tipo de problema nas trocas feitas. Também lhe perguntei pelas cólicas/ gases que ele tem. Aí ela sugeriu que desse AERO-OM, visto que nestes casos pode ter algum efeito. Ter algum cuidado com alguns legumes e a banana.

Quanto a restantes alimentos, dar-lhe a provar a nossa comida, desde que não muito condimentada. Leite de vaca a partir de 1 ano, e este pode ser gordo ou então o leite crescimento. Perguntei-lhe pelo leite de soja, e ela disse que seria uma alternativa. No entanto referenciou que o que difere é a origem - um animal e o outro biológico.

Falei-lhe das noites mal dormidas por ele, e ela sugeriu deita-lo um pouco mais tarde, e dar-lhe um biberão por volta das 23h/ 24h. No entanto dissuadiu-me de lhe dar enquanto ele acorda à noite... Tentar-lhe dar água, amparar-lhe mas nada de leite, sob pena de poder me arrepender.

Lavar os dentinhos, de preferência à noite. Uma vez tentei mas foi um verdadeiro berreiro, vamos lá tentar de novo...

Praia, sem problema, desde que com os devidos cuidados, isto é no horário de menor radiação solar, sob o guarda-sol, com protecção elevada, roupa clara e protector solar. Eu já comprei da Uriage e da Chicco mas são tão pastosos que é um castigo aplicar e ainda por cima fica todo branco!!! Hoje comprei um da Roche-posay, vamos lá ver se é mais leitoso...

Quanto à cadeirinha do carro, ela referenciou os 18 meses aconselhados pela APSI, mas também acho muito complicado aguentar todo este tempo. E a cadeirinha já está virada, e ele tem-se dado muito bem....

Referenciei também a respiração um pouco obstruída que tem. Ela disse que bastava um pouco de congestionamento nasal para ocorrer esta situação, mas a fisionomia do nariz, muito arqueada, também não facilita isso. Como tal continuar com o soro e aspiração...

O meu pimpolho apresenta um sinal na testa e outro na nádega, e ela viu e disse para usar sempre protecção solar no rosto e o da nádega não tinha grande problema.

Quanto a medições temos:
Tamanho - 71 cm Percentil - 50
Peso - 9,200 kg Percentil - 50
Perímetro Cefálico - 44.50 Percentil - 25
Tudo dentro dos parâmetros de crescimento.

A próxima consulta ficou marcada para início do mês de Julho.

2 comentários:

mimika disse...

Dúvidas e inquietações esclarecidas!

Está a crescer mto bem :)

Bj

Costinhas disse...

O que se quer ouvir numa consulta de pediatria :)

Mas só uma coisinha sobre o leite. A diferença na origem é o que faz a diferença TODA!

O leite de soja (pelo menos o que eu consumo, não tem lactose nem colestrol (entre outras coisas) que são o que potenciam as reacções alérgicas e outros problemas.

O nosso hábito alimentar está directamente ao leite de vaca (e o dos miúdos é mesmo só para fazer os pais gastar dinheiro e dar uma injecção de gorduras aos miúdos - repara nos rótulos e logo vez) mas definitivamente o de soja é mais saudável.

Eu não consigo abdicar do meu leitinho Vigor (magro, delicioso) o sabor já está por demais vincado no meu ser. Mas para eles, que não conhecem nada, tanto lhes faz :p

(desculpa o testamento e lembra-te que não te estou a tetar impingir nada! :p)

beijos