terça-feira, julho 11, 2006

Consulta no Centro de Saúde com a Parteira

Ontem após a consulta no hospital, também fui ao centro de saúde para estar com a parteira, visto que tinha combinado com ela de lá ir antes das 36 semanas e estávamos nas 38 semanas e nada de consultas. Cheguei lá bem cedinho, à 13h30, mas ela só chegou ás 14h20, estava quase a dormir. Ela tinha feito escala no hospital, estava a trabalhar desde de Domingo de manhã!!!!

Ela pesou-me, mediu-me a tensão e ouviu o meu pequenote. Ela disse que na próxima 5.ª feira queria voltar a ver-me para poder fazer um exame mais pormenorizado.

Entretanto, como sempre pergunta se tenho dúvidas, e por acaso até tinha sobre a limpeza da banheirinha. Ao que ela respondeu que na primeira vez deve ser lavada com água e lixívia e nas outras lavagens com um produto de limpeza, e sempre finalizado com água quente.

Conversa puxa conversa... perguntei-lhe se puderia localizar a caminha junto à janela, e ela disse que sim sem problemas. Depois falamos do tempo ideal para ficar no quartinho, e ela ficou pelos 3 meses. E importante é que o bebé se sinta protegido mas não sinta angústia por parte dos pais, porque senão o bebé poderia começar a ganhar manhas e a famosa questão de coloca-lo na cama dos pais.

O pai deve participar nas tarefas do filho, para acompanhar o bebé e para não se sentir isolado. Falamos também no início das relações sexuais, que deverão regressar assim que o casal se sinta preparado.

Ainda falamos nos passeios do bebé. Ele mal tenha as vacinas em dia, pode sair logo, claro está evitando as horas de maior calor, vento, chuva, etc.... "O bebé não pode afectar a vida social dos pais", pelo que uma pessoa deve ir jantar fora, evitando os locais com muito fumo, muito barulho. Podemos fazer viagens desde que sejam aproveitadas as horas com menor incidência de calor....

Por isso saí de lá muito contente!!!

Na 5.ª feira talvez haja novidades.

Sem comentários: